Pilates Solo

Pilates Solo

O Pilates chegou no país no começo dos anos 2000, e hoje é uma modalidade em ascensão no Brasil, com milhares de adeptos. E conforme a prática cresce no país, se torna, consequentemente, um nicho interessante para profissionais da área de Educação Física e Fisioterapia.
Um dos principais motivos do método Pilates ser muito popular, é aumento da qualidade de vida que sua prática proporciona aos seus adeptos. E dentro do método existe diversas modalidades, a que vamos falar nesse artigo é o Pilates solo ou Mat Pilates.
Basicamente, o Pilates solo se baseia em exercícios sem ajuda de molas, cama e equipamentos em geral que auxiliam na prática dos movimentos, esse método depende única e exclusivamente da força do próprio corpo para realizar os exercícios.
É possível também, para complementar a aula, utilizar acessórios que facilitam ou dificultam os movimentos, como as bolas de diversos tamanhos, faixas elásticas e pesos leves, dentre outros.
As técnicas da modalidade tradicional e do Mat Pilates são muito eficazes e, depois de pouco tempo de treino, é bem provável que os alunos notem diferença no seu corpo.
Por exigir que o aluno trabalhe com o próprio corpo, ele terá uma maior estabilização do próprio corpo do praticante já nas primeiras semanas do treinamento, aparecem os benefícios. Para saber todos os benefícios que essa técnica pode oferecer, continue lendo esse artigo.
Com a técnica do Mat Pilates, os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo, assim, os praticantes se articulam por igual alcançando diversos benefícios ao longo das aulas.
Essa é uma modalidade que oferece mais dificuldade, pois exige uma consciência corporal, força, alongamento e equilíbrio, sendo assim é importante você como instrutor preparar seu aluno para executar movimentos com uma maior complexidade.
Nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, mas, sim, com consciência, precisão e rigor técnico. É por isso que pode ser um ótimo negócio, já que o público é bem amplo e diversificado.
Para ajudar você a tirar suas dúvidas melhor sobre essa modalidade do Método Pilates, nós reunimos as principais informações sobre o Pilates solo, desde seus benefícios até dicas para você aplicar em seus estúdios. Confira!

O que é Pilates Solo e Mat Pilates


Como já citado, o Pilates solo é basicamente a prática do método sem a ajuda de molas, cama e outros recursos que auxiliam a prática dos movimentos, essa modalidade depende única e exclusivamente da força do próprio corpo para realizar os exercícios, essa força vem de dois centros dos movimentos, o abdômen e a coluna lombar.
Esse método depende única e exclusivamente da força do próprio corpo para realizar os exercícios, e quase sempre o desafio é que você vença a gravidade, ou seja, que você consiga sustentar seu peso corporal nos mais diversos movimentos que você fará contra a ação da gravidade.
Essa força vem especialmente da ativação do que chamamos no Pilates de “Power House”ou “Casa de Força”, que são um conjunto de músculos profundos, especialmente o transverso abdominal e os multífidos, que quando ativados, promovem estabilidade e sustentação para todos os movimentos que você necessita fazer.
Outro diferencial do Pilates solo é que essa modalidade oferece mais dificuldades que a feita com exercícios, pois ele exige uma consciência corporal, força, alongamento e equilíbrio, sendo assim é importante você como instrutor preparar seu aluno para executar movimentos com uma maior complexidade.
Outro adendo que aumenta o grau de dificuldade é que geralmente se utiliza a bola, foam roller, dentre outros acessórios para a execução.
Os exercícios utilizam o próprio corpo e oferecem uma maior dificuldade na execução, por isso o instrutor precisa estar atento se é a modalidade certa para o aluno iniciar, pois os iniciantes e intermediários irão ter maior dificuldade na execução correta, o que pode não se encaixar nas expectativas deles.
Não devemos radicalizar ao orientar o futuro aluno em qual das modalidades será a certa para ele iniciar, mas será sempre bom encaminhá-lo ao que mais se encaixa com as expectativas do aluno. O Pilates solo também pode ser mais lúdico para os alunos, tornando a aula divertida e atrativa.
Mesmo para o instrutor, a modalidade tem um menor custo, pois poderá ser ofertada não somente na sala do Studio de Pilates, mas, também, em academias, condomínios, clubes, entre outros. Além disso, os custos dos acessórios e dos materiais tornarão ao instrutor um empreendimento de menor custo para aquisição.
A didática e o conhecimento do instrutor farão toda a diferença para tirar o melhor de cada aluno durante as sessões.
Muitos alunos gostam aulas coletivas, para que possam ficar mais descontraídos, então nesse caso o Pilates solo pode ser uma opção.
O Mat Pilates deve utilizar, essencialmente, os seis princípios do método: concentração, centralização, fluidez, respiração, precisão e controle.
Além disso é uma modalidade recomendada para alunos que querem ter mais interação durante as aulas, pois é menos exclusiva e geralmente praticada com vários alunos juntos na mesma aula.
É muito importante que você converse com o instrutor antes de começar a praticar, para ver se realmente essa será a melhor escolha.
Como muitos exercícios contarão com a utilização do próprio peso do corpo, para alguns alunos iniciantes e intermediários isso irá dificultar bastante na execução correta dos movimentos.

Dra. Kaline Fernandes com Blog Pilates

0 Comentários