Pilates solo e o Corona Vírus

Pilates solo e o Corona Vírus


Não pode frequentar um estúdio de Pilates? Sem problemas, use o peso do corpo e pratique  o Pilates solo . O importante é não deixar de praticar atividade física de forma segura.

Como se proteger.

Chegou a hora de nos recolhermos em casa. Nossa missão, seguindo as lições de Joseph Pilates, é promover a saúde e o bem estar. E nossa responsabilidade nesse momento de pandemia mundial nos mostra que a melhor forma de cuidarmos de nossa saúde, é seguirmos as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), mantendo distanciamento social. Neste período recomendamos que você continue mantendo um estilo de vida saudável: hidrate-se, alimente-se bem e mantenha uma rotina de atividades físicas com o Pilates solo .

Confira 3 medidas que ajudam a manter o sistema imunológico em dia

Alimentação Saudável: hábitos que não previnem infecções virais, mas ajudam a fortificar o sistema imunológico e a preparar o corpo para enfrentá-los.
Hidratação: manter a hidratação do corpo adequada permite o funcionamento da imunoglobulina IgA, que é um anticorpo importante para a defesa imunológica contra infecções, muito comuns em crianças. Quando não bebemos água o suficiente, desidratamos com redução da saliva, lágrimas e desidratação das mucosas e, consequentemente, há redução da IgA.
Exercício Físico: manter a prática regular de exercícios físicos ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, o exercício é um tratamento anti-ansiedade natural e eficaz. Ele alivia a tensão e o estresse, aumenta a energia física e mental e melhora o bem-estar através da liberação de endorfina. Nossa dica neste momento é: pratique o  Pilates solo! Ele pode ser praticado somente com o peso do corpo, ou mesmo com o auxílio de acessórios.

Treino em casa

As aulas do Pilates solo em casa, frente à pandemia mundial, é uma alternativa segura de manter seu corpo e mente alertas. O Pilates solo leva o aluno a avaliar melhor o seu corpo e possibilita movimentos mais sinestésicos (harmônicos) por serem de menor complexidade. Melhora a consciência corporal através do autoconhecimento e faz com que ele sinta e entenda a posição da coluna vertebral com mais comodidade. A percepção do trabalho do centro do corpo, de alinhamento e simetria corporal também acontece com mais facilidade.
Devemos iniciar com exercícios menos complexos para que o aluno sinta o Power House ( musculatura abdominal ) de uma forma mais simples, preparando o corpo de uma forma mais lenta. O profissional molda o aluno com mais facilidade, assim ele sentirá o que você quer.
Os exercícios do Pilates solo tem um processo pedagógico que facilita o entendimento para analisar os problemas com mais facilidade. Tem modificações para todas as anomalias e isso faz com que o aluno se sinta assessorado, mais seguro para executar os movimentos.

Dicas para os instrutores

É preciso criar um desejo de organizar os conhecimentos e treinamentos para poder ensinar de uma maneira organizada.
Temos que transmitir ao aluno o desejo, a vontade de fazer a coisa certa. Dá trabalho, exige disciplina, mas leva a um movimento prazeroso, a sensações boas. E o aluno sempre está em busca de algo: simetria, postura, alinhamento, equilíbrio muscular, ajustes posturais (cabeça, coluna , pés, etc).
“O MOVIMENTO CORRETO LEVA A UMA FORMA CORRETA”.
Fortalecer sua imunidade, seu sistema fisiológico, que é o principal responsável por impedir que o vírus consiga se estabelecer e se multiplicar no seu organismo;
O MAIS IMPORTANTE é manter seu organismo forte, bem nutrido, descansado e com boa exposição ao sol e ao ar livre;
Não faz nenhum sentido se preocupar. Mas TODO o sentido se preparar;
Por favor, fique em casa! Quanto mais cedo nos isolarmos, mais cedo nos abraçaremos.

Dra. Kaline Fernandes com Revista Pilates



0 Comentários